A missa começa normalmente com a liturgia do dia. Após a homilia, o sacerdote chama os eleitos e começa os ritos de admissão e Instituição 


             ADMISSÃO AS ORDENS SACRAS 

 O Diácono ou o Presbítero designado para isso chama o aspirante pelo nome. Este responde:

Aspirante: Presente!

E aproxima-se do Celebrante, a quem faz uma reverência.

O Celebrante o interroga com estas palavras:

Pres.: Caro filho, os pastores e os mestres encarregados de vossa formação, assim como as pessoas que te conhecem deram de ti um bom testemunho, no qual confiamos plenamente. 

Pres.: Queres, respondendo ao chamado de Deus, completar a preparação que te tornará apto para receber oportunamente o ministério da Igreja pela sagrada Ordem?

Candidato: Quero!

Pres.: Queres preparar vosso coração de tal maneira que possas servir fielmente ao Cristo, Senhor nosso, e a seu corpo, que é a Igreja?

Candidato: Quero!

Pres.: A Igreja recebe com alegria o teu propósito. Deus, que o inspirou, vos dê a graça de realizá-lo.


          INSTITUIÇÃO DO MINISTÉRIO DE                                              LEITOR E ACÓLITO 

Terminada a admissão, o Bispo, sem mitra, convida os fiéis a orar, dizendo:

Pres.: Caríssimos irmãos e irmãs, roguemos a Deus Pai todo-poderoso que abençoe este servo escolhido para o ministério de Leitor e de Acólito e lhe de a força de servir fielmente a sua Igreja, a fim de que exercendo com solicitude a função a ele confiada de anunciar o Cristo, glorifique o Pai que está nos céus.

Todos rezam um momento em silencio.

O Bispo continua:

Pres.: Ó Deus fonte de toda luz e bondade, que enviastes vosso Filho Unigênito, o Verbo da vida, para revelar a humanidade o ministério de vosso amor, abençoai este nosso irmão + escolhido para o ministério de Leitor. Concedei que, meditando sem cessar vossa palavra, possa impregnar-se dela e anuncia-la fielmente a seus irmãos. Deus de suma bondade, que por vosso Filho Unigênito entregastes à vossa Igreja o pão da vida, abençoai + este nosso irmão escolhido para o ministério de Acólito e concedei que se dedique ao serviço do vosso santo Altar, distribua fielmente o Pão da vida aos seus irmãos e cresça na fé e na caridade para a edificação da vossa Igreja. Por Cristo, nosso Senhor.

℟.: Amém.

O candidato aproxima-se do Bispo, que lhe entrega o livro da Sagrada Escritura, dizendo:

Pres.: Recebe este livro da Sagrada Escritura e transmite com fidelidade a Palavra de Deus, para que ela frutifique cada vez mais no coração das pessoas. 

O Leitor responde:

Leitor: Amém.

Depois, o Bispo lhe entrega a patena com o pão (ou a galheta com vinho) dizendo:

Pres.: Recebe o pão (o vinho) para a celebração da Eucaristia e procede de tal modo que possa servir dignamente a mesa do Senhor e da Igreja.

O novo acólito responde:

Acólito: Amém.

O Acólito oferece, na preparação das oferendas, a patena com o pão e o cálice com o vinho, Ⓗ as depondo sobre o altar.

O Acólito comunga logo depois dos Diáconos. 

O Bispo pode convidar o Acólito, que se tornou ministro extraordinário da Eucaristia, para ajudá-lo a distribuir a sagrada Comunhão aos fiéis na Missa da instituição.